Segurança da Informação, Hacking, PenTest, malware, analise forense. Um blog para quem acha que segurança importa.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A visita de Natal

Conversando com o pessoal da Fortivs (www.fortivs.com.br) sobre assuntos similares, surgiu-me a ideia de escrever algo sobre segurança fisica.

Nesse final de ano, assim como a maioria de vocês, tive o prazer de visitar e de ser visitado por alguns amigos. E mais uma vez, a segurança falha em coisas “simples” mas muito importantes do nosso dia a dia.

Vou comentar sobre situações de porteiros e seguranças.

Em uma das visitas, o visitante estava comigo ao telefone, e simplesmente disse ao porteiro, já falei com ele. E o porteiro deixou meu amigo subir sem antes me consultar.
Em outra ocasião o porteiro enviou meu visitante para o andar errado e outro para uma festa.
Em visita a casa de um amigo, simplesmente disse que esta indo na casa do Sr X, e o porteiro confirmou o número da casa e abriu o portão, sem nenhum outro tipo de verificação.
Em todos os casos os supostos aparatos de segurança, como portões e interfone estavam funcionando, porem não foram utilizados corretamente.]

Sim, estamos falando se segurança, de segurança física, algo que eu passei a me interessar mais, depois de dentro da área de segurança da informação.
Infelizmente os profissionais de segurança física hoje ( vulgarmente conhecidos como seguranças ou como porteiros ) são mal treinados, assim como as empresas são mal preparadas e muito suscetíveis a ataques de engenharia social.

Conheço uma empresa de São Paulo, que utiliza técnicas Israelenses para controle de condomínios (portarias), minimizando ao máximo os riscos.

É claro, segurança é um moeda de troca. Mais segurança, mais controles, menos liberdade.

A arrogância é um fator de fracasso. Pense bem antes de perguntar para alguém : “Você sabe com que esta falando ? “. Se a outra pessoa responder, “Não, por isso mesmo estou perguntando.” Sua equipe de segurança física acabou de provar alguma competência. Se a pessoa, se desculpar e deixar você passar, a pessoa provou incompetência e mostrou como é fácil entrar em seu condomínio ou empresa, usando a mesma técnica de arrogância que você usou.

É tão errado confiar em todo mundo quanto não confiar em ninguém, somente com treinamento conseguimos equilibrar essa balança.

Seu porteiro deixou o Papai Noel entrar ?

TODOS as profissões ou profissionais estão sugeitos a engenharia social.

Tenho certeza que muita gente tem historias para contar, conte a sua, de sucesso ou fracasso.

Segurança Importa ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário